2020 Aberdeen Angus vs Limousine vs Charolês
É com grande satisfação que, após o primeiro Teste de Desempenho Produtivo de Machos Jovens Reprodutores Aberdeen Angus em Estação em Portugal pela respetiva associação, dos melhores exemplares da raça Aberdeen Angus, a Clínica Veterinária Santo Onofre representada pelo MVE LINCE L1276, criado na Herdade de Santo Onofre em Monforte, filho de vaca e touro já nascidos na exploração e neto do famoso touro Canadiano Red Six Mile Grand Slam, teve:
» Maior – Peso aos 200 dias» 359kg
– Peso aos 400 dias» 713kg
– Ganho Total neste período» 256kg
– Ganho Médio Diário» 2,438kg
» Melhor que a média – Índice de Conversão» 5,94
» Excelentes valores – Marmoreado» 3,04
– Gordura Subcutânea 12ª costela» 6,46
– Gordura Subcutânea Garupa» 9,33
– Área do Lombo» 84
MVE LINCE L1276
Em baixo é possível confirmar os belíssimos resultados do MVE LINCE L1276 entre os excelentes resultados dos animais testados.
No leilão, a base de licitação foi de 3.000€ tendo sido arrematado por 3.600€ para uma exploração no Alentejo para cobrição em linha pura e, para os quais, nós desejamos os maiores sucessos.
Muito se tem especulado nos últimos anos em Portugal sobre o potencial e características do Aberdeen Angus, havendo infelizmente “profissionais” na área a difundir falsas informações sobre as características desta, simplesmente para denegrir e nunca para fomentar a verdade e com isso o desenvolvimento da pecuária em Portugal.
Os valores obtidos após as primeiras testagens em Portugal dos melhores exemplares da raça Aberdeen Angus, Limousine e Charolês pelas respectivas associações podemos concluir que temos, em Portugal, o melhor do melhor. Com estes valores desmitifica-se muita especulação criada à volta da raça Aberdeen Angus, como o peso aos 200 e 400 dias, o ganho médio diário e o índice de conversão. Para tal vou fazer uma comparação do resultado dos melhores exemplares de cada raça para estes parâmetros.
Vou deixar disponível neste site os links dos catálogos das diferentes raças testadas, para consulta mais pormenorizada dos interessados e assim ser possível analisar todas as informações, algumas das quais não me vou focar, e que também são importantes.
http://www.aberdeen-angus.pt/aapwebsite/wp-content/uploads/2020/12/Apresentacao_Catalogo_Apormor.pdf
http://www.limousineportugal.com/imagens/Testagem/CATALOGOTestagem1-2020.pdf
http://www.charoles.com.pt/5f23b57fde1e92dada9faf5a4ba04691.pdf
Tendo como referência o peso aos 200 e 400 dias, o ganho médio diário e o índice de conversão vou comparar os melhores exemplares de cada raça pelo Ganho Médio Diário:
Em relação aos parâmetros analisados, o único em que o MVE LINCE L1276 Aberdeen Angus não é melhor é no índice de conversão ficando o PIRTENSE Charolês com melhor valor.
Pode-se concluir que, o novilho MVE LINCE L1276 Aberdeen Angus é o que apresenta melhores valores em muitos parâmetros e que vem a demostrar que a qualidade da carne do Aberdeen Angus não prejudica em nada performance dos parâmetros de crescimento.
Agora desafio os leitores a abrirem os três catálogos e a tirarem as vossas conclusões em relação aos parâmetros disponíveis pois, conforme o parâmetro escolhido, o melhor novilho pode variar entre as raças e, dentro destas.
De elogiar as Direções das diferentes Associações de Bovinos Portuguesas, a Associação Aberdeen Angus Portugal, a Associação Criadores Limousine (A.C.L.) e a Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos de Raça Charolesa, que assim apoiam os produtores a melhorar os seus efetivos levando Portugal a ter a excelência destas raças no mundo.
À disposição para qualquer esclarecimento.
António José Carola Espiguinha Cortes
Médico Veterinário e produtor de Aberdeen Angus
+351 963013099
mve@sapo.pt