MEDICINA PREVENTIVA
A medicina preventiva veterinária é uma especialidade dentro da medicina veterinária que não se ocupa de tratar as doenças mas sim de proteger, promover e manter a saúde, bem-estar, prevenir doenças e morte precoce. Vem, assim, trazer a melhoria dos cuidados de saúde prestados aos cães e gatos.
A medicina veterinária preventiva é uma arma fundamental na prevenção e deteção precoce de doenças mais comuns em cães e gatos, criando consciência que a aposta na prevenção é a melhor alternativa do que a terapêutica quando a doença se instala.
Afirmamo-nos enquanto parceiros na saúde e por isso sensibilizamos para a importância de consultas ao veterinário nas quais partilhamos conhecimento com os nossos clientes para que estes estejam preparados para cuidar preventivamente do seu animal de estimação e promover a sua longevidade.
Quando falamos de medicina preventiva, estamos a referir-nos a cuidados como vacinação, desparasitação interna e externa regular, nutrição de qualidade, check-ups de saúde regulares, etc. Os cuidados que cada animal exige variam consoante a espécie, raça, idade e historial clínico, devendo sempre ser ajustados a cada caso em particular.
A vacinação é fundamental para prevenir o desenvolvimento de diversas doenças infeciosas, algumas delas potencialmente fatais. Cães e gatos devem ser vacinados a partir dos dois meses de idade. Após a primovacinação (conjunto de vacinas iniciais administradas aos cachorros/gatinhos), é necessária uma vacinação anual, durante toda a vida do animal (salvo indicação médica em contrário). Também a desparasitação deve ser completa e regular, devendo ocorrer a cada 3 meses.
Para além das vacinas , a medicina preventiva permite o acompanhamento do animal de acordo com a faixa etária bem como o instaura de programas de prevenção e detecção precoces de doenças como a obsedidade, doença periodontal, leishmaniose, doenças cardiovasculares ou endócrinas .
Na Clinica Veterinária de Santo Onofre acreditamos, cada vez mais, que a medicina preventiva é o segredo da longevidade.
PROFILAXIA
PROFILAXIA
A vacinação tem como objetivo desencadear uma resposta imune protetora. As vacinas para animais podem diminuir a gravidade de futuras doenças, ou até mesmo evitar as infeções por completo. A vacinação animal constitui o ato médico-veterinário mais importante para a prevenção de doenças infeciosas, muitas das quais potencialmente fatais.
Plano de vacinação
Por norma, os cachorros e os gatinhos estão protegidos por anticorpos maternais durante as primeiras semanas de vidas. As vacinas para cães, devem começar a ser administradas entre as 6-8 semanas de idade, com revacinações a cada 2-4 semanas até atingirem as 16 semanas de idade. Após este período, a revacinação com vacinas deverá ser feita a cada 12 meses.
O número de vacinas a administrar será assim determinado com base na idade em que a vacinação é iniciada e no período temporal entre vacinações.
Importa salientar uma vez mais que em Portugal a vacina antirrábica ou vacina da raiva é de administração obrigatória em cães com mais de 3 meses de idade até aos 6 meses de idade . O período para revacinação pode variar entre 1 a 3 anos, dependendo das especificações técnicas das vacinas e da indicação médico-veterinária. É também obrigatória a aplicação do microchip até aos 4 meses de idade.
Para gatos, o plano vacinal deve ser iniciado entre as 8 -9 semanas de idade com um reforço 3-4 semanas depois. A vacina antirrábica não é obrigatória nos felinos, no entanto, existe a obrigatoriedade de aposição de microchip até aos meses de idade. Também nos gatos a revacinação é feita a cada 12 meses.